WRoute:

Introdução

A análise dos custos e da eficiência do transporte rodoviário depende fortemente da disponibilidade de dados espaciais que, em algumas regiões, são difíceis ou dispendiosos de obter. As bases de dados geográficas abertas parecem, portanto, uma alternativa promissora para estas regiões. OpenStreetMap ©, devido ao permanente desenvolvimento e aperfeiçoamento por um grande número de colaboradores, é capaz de fornecer dados confiáveis sem custo tornando assim possível desenvolver e aplicar ferramentas de informação geográfica específicas na maioria dos locais.

Objetivos

Neste trabalho desenvolvemos rotinas de logística florestal com base em dados do OpenStreetMap ©, especificamente para avaliar o consumo de combustível e os custos, bem como as emissões de CO2 no transporte de madeira na região Nordeste de Portugal, onde a rede rodoviária é fortemente afetada pela topografia que afeta a logística florestal e a viabilidade de alternativas de mobilização de madeira. Todas estas rotinas estão no aplicativo WRoute®, que tem formulários amigáveis para a sua utilização

Exemplos de aplicação

Aplicamos nossa metodologia em um estudo de caso real de transporte de biomassa florestal para uma planta de pellets, derivando estimativas de superfície de consumo de combustível, custos de combustível, emissões de CO2 e desempenho de acessibilidade a serem utilizados como critérios em sistemas de apoio à decisão para manejo e planeamento florestal. Região Nordeste. Esta aplicação demonstra a importância dos dados e ferramentas de informação geográfica disponíveis na mobilização florestal.

Acessos

Não há accessos disponhiveis

Publicações