FlorNExT Pro: Aplicação para gestão florestal multi-objetivo

Introdução:

Os grandes avanços no campo da informática possibilitaram o desenvolvimento de aplicações de gestão florestal que utilizam modelos cada vez mais complexos, fornecendo toda a informação necessária para que um gestor tome as decisões mais acertadas. FlorNExTPRO é uma ferramenta computacional de escritório (desktop tool) que ajuda a gerir a informação florestal de um determinado número de unidades de gestão ou povoamentos florestais homogéneos. FlorNExTPRO permite gerar todas as possíveis alternativas silvícolas aplicáveis, integrando restrições aplicadas pelo utilizador, testando-as e posteriormente indicando a solução ótima de gestão. FlorNExTPRO está pensada e desenvolvida para um perfil de utilizador técnico (p. ex. profissionais e empresas), uma vez que requer um nível de conhecimento avançado para a sua utilização.

Descrição:

FlorNExTPRO implementa modelos de crescimento de povoamento e de árvore individual que foram desenvolvidos por diversos autores para a região do Nordeste Transmontano (Nordeste de Portugal continental). Os modelos biométricos desenvolvidos são dependentes das condições biogeográficas onde os dados são obtidos, por esse motivo, a utilização da ferramenta FlorNExTPRO deve ser restringida à região Nordeste de Portugal continental, uma vez que a aplicação dos modelos fora desta região pode originar resultados erróneos.

Objetivos:

FlorNExTPRO é uma aplicação de escritório (desktop) para o Windows 8 (ou superior) desenvolvida para a gestão de unidades florestais homogéneas de Pinus pinaster Ait. na região do Nordeste de Portugal continental, simulando espacialmente diversas alternativas de gestão silvícolas ao longo do tempo, implementando metodologias de otimização matemática (p. ex. programação linear inteira). FlorNExTPRO foi programado em Visual Studio 2013 Express, utilizando a tecnologia .NET Framework 4.5. A linguagem de programação maioritariamente utilizada foi C# e XML. Para o seu desenvolvimento foi necessário utilizar aplicações externas como: GMap.NET.Core (v 1.7.0): Licença Open Source. GMap.NET.WindowsForms (v 1.7.0): Licença Open Source Catfood.Shapefile (v 1.51.0): Microsoft Public License (Ms-PL) LPSolve (v 5.5): Licença Open Source

Accessos:

Não há accessos disponhiveis

Publicações:

1) publicacion 1 2) publicacion 2