AppTitude:

Introdução

As florestas fornecem muitos bens e serviços apoiados por diferentes funções e envolvendo diferentes partes interessadas. Por exemplo, o contexto social real favorece o uso recreativo das florestas, mas, ao mesmo tempo, os gestores florestais e proprietários visam a maior produção de produtos de madeira. Isso significa que, dependendo do ponto de vista da pessoa que está vendo a floresta, isso tem um valor diferente. Ou, em outras palavras, o valor da floresta é subjectivo dependendo da demanda de serviços e produções. Neste caso, o factor humano aparece, e a psicologia deve ser levada em conta no processo de tomada de decisão. Nesse sentido, o parecer de peritos é caracterizado por uma grande experiência no sector florestal e pode fornecer informações suficientes para avaliar a adequação das florestas de acordo com diferentes objectivos, produtos, serviços e usos.

Objetivos

Criar um sistema de suporte na decisão estratégica a nível regional para a avaliação de diferentes cenários

Descrição

Neste contexto, o manejo florestal tem que integrar muitas disciplinas ea tendência na tomada de decisões é usar uma abordagem multi-atores, em geral na região de montanhas, onde diversos serviços e produtos ecossistêmicos podem ser necessários na tomada de decisão para identificar conflitos entre usos /Objetivos. A combinação de: i) opinião de peritos, por métodos de julgamentos de análise como o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) ou a Teoria de Utilitários Multi-Atributo (MAUT), ii) modelos dinâmicos de crescimento de floresta, iii) informação espacial diferente e iv) Métodos como programação linear (LP), temos a capacidade de simular cenários diferentes e complexos em escalas temporais e espaciais. Esta combinação de métodos não é fácil, porque exigem o uso de dados muito grandes e processo de cálculo. Para solucioná-lo desenvolvemos AppTitude® para automatizar a hierarquia de métodos para avaliar a adequação da região Nordeste para diferentes objetivos de manejo florestal e compará-lo com as florestas de distribuição reais e seus usos / objetivos.

Accessos

Não há accessos disponhiveis

Publicações

1) Pérez-Rodriguez, F., & Azevedo, J. (2016). AppTitude: Integration of different ecosystem services in forest optimization approaches. In I International Conference on Research for Sustainable Development in Mountain Regions: Book of Abstracts (pp. 129-129). Instituto Politécnico de Bragança.