Noticias florestais do Nordeste:

  1. [13/01/2020] Consulta pública relativa à Estratégia 20•30 do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais [Geral]

    Consulta Pública Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais Estado: em curso Participa!!!


  2. [13/01/2020] Seminário: Incêndios Rurais 2020 [Geral]

    Seminário: Incêndios Rurais 2020 23 de Janeiro 2020 – Bragança – Escola Superior Agrária, Auditório Dionísio Gonçalves 24 de Janeiro 2020 – Valpaços – Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira


  3. [08/04/2019] III Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável Vimioso 2019 [Geral]

    Na próxima quarta-feira, 10 de abril, terá início a III Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável Vimioso 2019, a decorrer no auditório do Parque Ibérico da Natureza, Turismo e Aventura (PINTA) em Vimioso. O evento contará com a realização do "Seminário Técnico sobre o Fogo e a Paisagem" (10 e 11 de abril), e do curso avançado "A tração animal na gestão agroflorestal sustentável" (12 a 15 de abril). Mais informações em: aptran.mail@gmail.com / +351 964119842 / https://www.aptran.pt. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.


  4. [07/11/2018] Realização de Gestão de Combustível com Recurso a Pastorícia - Prevenção dos Fogos Florestais 2018/2019 [Geral]

    Anúncio de Abertura de Procedimento Concursal n.º 11/0127/2018 A apresentação de candidaturas para apoio à realização de ações de Gestão de Combustível com recurso a pastorícia como complemento do Programa Gestão de Combustíveis ocorre nos termos do disposto no artigo 12.º da Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, com a redação em vigor, que aprova o Regulamento do Fundo Florestal Permanente. Data de início: 26/10/2018 Data de encerramento: 30/11/2018


  5. [07/11/2018] Conferência: Parque Natural de Montesinho – Como gerimos a água numa área protegida? [Geral]

    Tema: Parque Natural de Montesinho - Como gerimos a água numa área protegida? Data e hora: 15 de Novembro|10h - 17h Local :Escola Superior Agrária de Bragança (Campus de Santa Apolónia) Inscrições: dda@dourovivo.pt (até 14 de Novembro)


  6. [20/03/2018] II Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável Vimioso 2018 [Geral]

    Na próxima sexta-feira, 23 de março, terá início a II Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável Vimioso 2018, a decorrer no auditório do Parque Ibérico da Natureza, Turismo e Aventura em Vimioso. O evento contará com a realização do seminário "Gestão Agroflorestal Sustentável" (23 de março) e do curso avançado "A tração animal na gestão agroflorestal sustentável" (26 a 30 de março). Mais informações em: aptran.mail@gmail.com / +351964119842. A inscrição é obrigatória.


  7. [28/02/2018] Nova publicação: A compiled project and open-source code to generate web-based forest modelling simulators [Geral]

    Recentemente foi publicado na revista Computers and Electronics in Agriculture o artigo científico relativo à aplicação ForestMTIS. Esta aplicação é o resultado do esforço do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) para o desenvolvimento de ferramentas direcionadas à partilha e transferência de conhecimento gerado através da investigação com os diferentes agentes implicados na gestão florestal.


  8. [20/12/2017] Nova publicação: ApkFor©, an Android Open-Source Project for research and technology transfer in forest management [Geral]

    Recentemente foi publicado na revista Forest Systems o artigo científico relativo à aplicação ApkFor. Esta aplicação é o resultado do esforço do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) para o desenvolvimento de ferramentas direcionadas à partilha e transferência de conhecimento gerado através da investigação com os diferentes agentes implicados na gestão florestal.


  9. [16/11/2017] A guerra do fogo [Geral]

    Na Semana da Ciência e da Tecnologia, de 20 a 26 de Novembro a Rede Nacional de Centros Ciência Viva dá voz a instituições científicas e aos cidadãos para discutir os contributos da ciência e da tecnologia na valorização da floresta e prevenção dos incêndios florestais. Em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, o debate terá lugar no dia 25 de Novembro, às 16h. A participação neste evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória no seguinte link:


  10. [15/11/2017] Projeto Europeu de Dinamização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés [Geral]

    O Projeto Europeu de Dinamização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), será apresentado publicamente na próxima sexta-feira, día 17 de novembro no Pazo de Vilamarín, em Ourense.


  11. [10/11/2017] Fomentar o aproveitamento de sector florestal não madeirável [Geral]

    Fomentar o aproveitamento de sector florestal não madeirável é o objetivo do projeto que reúne nove parceiros de sete países europeus e é apoiado no âmbito do programa Erasmus +. Neste âmbito, há um projeto que une sete países europeus com o objetivo de explorar todas as capacidades da floresta além da madeira (Vía Rádio Brigantia)


  12. [07/11/2017] Aplicação de divulgação do Risco de Incêndio Florestal (RIF) [Geral]

    O ICNF disponibiliza a aplicação de divulgação do Risco de Incêndio Florestal (RIF) com vista à consciencialização/perceção do risco e, consequentemente, à adoção de comportamentos adequados e preventivos por parte da população. A informação das classes de risco de risco de incêndio é fornecida diariamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. e pode ser consultada no seu portal.


  13. [07/11/2017] Rural Castanea 2017 [Geral]

    A edição deste ano da Rural Castanea-Festa da Castanha de Vinhais já tem data marcada. Vai realizar-se de 10 a 12 de novembro de 2017, no Parque Municipal de Exposições de Vinhais. Este evento pretende valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção.


  14. [13/06/2017] III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EMPREENDEDORISMO, ENERGIA, AMBIENTE E TECNOLOGIA - CIEEMAT 2017 [Geral]

    Com o objetivo de promover a cooperação entre as instituições dos países ibero-americanos, designadamente através dos seus professores, investigadores e alunos, vai realizar-se o III Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) que decorrerá na cidade de Bragança, Portugal, de 12 a 15 de julho de 2017.Depois das duas primeiras edições, realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ), Campus de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, o CIEEMAT vai agora ter a sua 3.ª edição. O congresso é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que acolhe a sua primeira edição na Europa, em coorganização com o CEFET/RJ e a Universidade da Coruña (UDC), Espanha.


  15. [09/06/2017] ApkFor: Aplicação Android e Projecto Open Source [Geral]

    O desenvolvimento de modelos de silvicultura fornece informações valiosas, tanto o proprietário e gerentes para tomar a decisão certa de acordo com as características apresentou a sua massa florestal, isto é, em que ponto é mais ou menos adequado para fazer uma clara, a intensidade dela ou que idade mais correta curto para máximo rendimento em espécie. Apesar da importância do desenvolvimento destes modelos florestais, em muitos casos, é realizada nenhuma transferência adequada de tais informações entre grupos de pesquisa e o gerente, que estão praticamente execução todas essas equações e metodologias desenvolvidos. No seguinte link mostra-se uma aplicação genérica open source para Android e o se projeto Open-Source para que qualquer possa replicar e aplicar seus modelos facilmente, sem perder muito tempo no processo de desenvolvimento.


  16. [25/05/2017] Workshop: Decisão Multi-critério: Teoria e Prática [Geral]

    Seja de uma maneira informal ou em contextos de responsabilidade, a tomada de decisão faz parte da nossa vida em geral, e do nosso trabalho em particular. Somos chamados constantemente a tomar decisões, umas com poucas repercussões, outras de certa importância. Este seminário pretende abordar metodologias que ajudam na tomada de decisões que sendo complexas, requerem clareza e simplicidade na sua apresentação, desenvolvimento e concretização, mediante a partilha de exemplos da vida real em diferentes campos de aplicação, como a educação, a gestão e o planeamento agro-florestal.


  17. [20/03/2017] IX Iberian Congress of Agricultural Engineering in Bragança [Geral]

    The IX Iberian Congress of Agricultural Engineering will be held in Bragança, Portugal, from September 4 - 6, 2017. The Congress it is an opportunity to present and share ideas and experiences with researchers, technicians and other professionals in the sector of Agricultural Engineering as well as to reflect on the future of the field. The deadline for abstract submission is February 15, 2017. Early bird registration until June 16, 2017.Check the website of the conference for more information!