As Florestas do Nordeste Transmontano

O Nordeste Transmontano (NE de Portugal) tem uma superfície de 527 705 ha com cerca de 29% (150 532 ha) de ocupação florestal (IFN, 2005-2006). As florestas da região são maioritariamente privadas, e cerca 11,5% da sua superfície encontra-se em áreas comuns (baldios), não havendo florestas públicas. O número de proprietários florestais na região é desconhecido, embora se assuma ser elevado, dado o tamanho médio das propriedades ser consideravelmente pequeno. As florestas são frequentemente pequenas e dispersas, com uma área média de 0,7 ha. A maioria da área de floresta surgiu após ações de reflorestação nos anos 60, especialmente com espécies de madeira macia (p. ex.: P. pinaster), embora atualmente ainda se encontrem algumas manchas contínuas de floresta autóctone relevantes (p. ex.: Q.pyrenaica - Serra da Nogueira) e plantações de Q. suber e C. sativa distribuídas pela região. O nível de gestão florestal é relativamente baixo e o setor não tem particular relevância socioeconómica, apesar dos “soutos”, sistemas agroflorestais direcionados para a produção e comercialização de castanha, serem uma fonte de rendimento económico significativo para os proprietários de terras devido ao preço relativamente alto e elevada procura nacional e internacional.

Image Arborea

A Arborea – Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana é uma instituição particular, sem fins lucrativos e de duração indeterminada.